Ferramentas de alinhamento e distribuição
Quando seleciona um objeto no Designer, seja ele uma imagem, uma caixa de preenchimento, um clipart ou um texto, o botão Posição aparece à direita. Ao clicar neste botão, abre o menu Posição para o objeto selecionado. Consulte Dimensionar e posicionar imagens e objetos para obter mais informações. Se selecionar dois ou mais objectos, aparecem ferramentas adicionais. Estas ferramentas permitem-lhe alinhar, distribuir e redimensionar os objectos selecionados em relação uns aos outros ou à página.

Posição
Se estiveres a trabalhar com um grupo de objectos, podes movê-los facilmente com o rato. Começa por selecionar o grupo de objectos e, em seguida, clica e mantém o rato premido para os mover para a localização pretendida. Também podes redimensionar todo o grupo selecionando a moldura azul que aparece à volta da seleção e arrastando-a para alterar o tamanho. No menu da direita, quando estão selecionados vários objectos, os campos Largura e Altura no menu Posição são desactivados. Para introduzir dimensões precisas, seleciona apenas um objeto de cada vez.

Alinhar
À semelhança do alinhamento de um único objeto, a linha superior de botões na secção Alinhar permite-lhe alinhar vários objectos horizontal ou verticalmente com diferentes arestas ou com o centro. Quando vários objectos são selecionados, aparecem opções adicionais por baixo destes botões.

Por defeito, quando seleciona mais do que um objeto, a caixa de verificação Como grupo é selecionada. Isto aplica as opções de alinhamento a todo o grupo de objectos selecionados, e não a objectos individuais. Por exemplo, se esta opção estiver marcada juntamente com Alinhar à página e clicares no botão Centrar horizontalmente, os objectos serão alinhados como um grupo ao centro da página, sem modificar o espaçamento entre eles.
Tem em atenção que a ativação desta opção afecta mais ferramentas nesta secção. Portanto, se a caixa de seleção Como grupo estiver marcada, qualquer botão de alinhamento clicado aplicará a ação ao grupo.
Ao selecionar a caixa de verificação Alinhar à página alinhará o objeto ou objetos selecionados em relação à página inteira, ignorando os outros objetos selecionados. Por exemplo, com esta opção activada, se clicar no botão Margem esquerda horizontal, alinhará todos os objectos selecionados com a margem esquerda da página, independentemente da sua posição relativamente uns aos outros. Se estiveres a trabalhar num produto com várias fotografias, como um álbum digital, podes alinhar objectos relativamente a uma única página, selecionando Página individual.
Ao ativar a opção Usar espaçamento ativa o campo Distância. Se introduzir um valor neste campo, as ferramentas de alinhamento terão em conta esta distância quando posicionarem os objectos.
Camada
As ferramentas de Camada controlam a ordem de empilhamento dos objectos. Para mais informações, consulte o artigo Dimensionar e posicionar imagens e objectos.
Distribuir
Ao clicar nos botões Distribuir horizontalmente ou Distribuir verticalmente, distribui uniformemente os objectos selecionados entre si, criando um espaçamento igual entre eles quando nenhuma caixa de verificação está selecionada. A moldura azul que envolve os objectos selecionados é utilizada como referência quando utiliza as ferramentas Distribuir.
Se a caixa de seleção Alinhar à página estiver selecionada, a distribuição será baseada na página. Isso significa que os objetos nas bordas da seleção serão colocados nas bordas da página, mantendo o mesmo espaçamento entre todos os objetos dentro da seleção.

Semelhante à ferramenta Alinhar, ativar a caixa de seleção Página individual garante que as posições sejam calculadas em relação a uma única página.
Distribuir espaçamento
Se pretenderes especificar uma distância específica entre objectos, podes fazê-lo nesta secção. Ao marcar a caixa de verificação Usar espaçamento, o campo Distância será ativado, permitindo-te introduzir a distância pretendida. Isto determinará o espaço deixado entre os objectos selecionados quando clicar em Distribuir horizontalmente ou Distribuir verticalmente nesta secção. Se também marcar a caixa de verificação Alinhar à página, a distribuição terá em conta as margens da página. Se seleccionares a caixa de verificação Página individual, apenas será considerada uma única página.

Redimensionar
Podes redimensionar os objectos para que tenham a mesma largura e altura, utilizando as opções Corresponder largura, Corresponder altura ou Corresponder largura e altura. Se clicares nestes botões, os objectos selecionados assumirão as dimensões do maior objeto, dependendo da opção escolhida. Por exemplo, se seleccionares três objectos de tamanhos diferentes e clicares em Corresponder largura e altura, todos os três objectos serão redimensionados para terem a mesma largura e altura que o maior objeto quando nenhuma caixa de verificação estiver selecionada nesta secção.

Se a caixa de verificação Alinhar à página estiver selecionada, os objectos assumirão o tamanho da página em vez do maior objeto. Se a caixa de verificação Página individual estiver selecionada, os objectos terão as dimensões de uma única página.
Troca de imagens
Quando escolhes várias imagens, verás o botão Trocar imagens selecionadas acima da seleção. Basta clicar neste botão para trocar as posições das imagens selecionadas, mantendo o tamanho da caixa de imagem de destino inalterado. Esta funcionalidade é útil quando pretende reorganizar ou mudar a ordem das imagens no seu design sem alterar os respectivos tamanhos. Basta selecionar as imagens que pretende trocar e clicar no botão Trocar imagens selecionadas para trocar instantaneamente as suas posições. Não redimensiona nem modifica as imagens em si, garantindo que a disposição e a composição do teu design não são afectadas.







