Resolução, espaço de cor e formatos de ficheiro para produtos fotográficos

O software Saal Digital só suporta os formatos JPEG e PNG. Para garantir que as tuas imagens digitais possam ser transferidas o mais rapidamente possível, deves utilizar o formato JPEG, uma vez que este reduz consideravelmente a quantidade de dados.


Espaço de cor RGB
É essencial carregar imagens no espaço de cor RGB.
Sabe mais sobre espaços de cor sRGB, Adobe RGB e ProPhoto RGB.


Formato JPEG
Para diminuir o tamanho do ficheiro e aumentar a velocidade de transferência de dados, podes guardar as tuas imagens em formato JPEG. Para uma qualidade ótima, recomendamos um nível de qualidade 90. Uma compressão demasiado elevada (inferior a 70) leva a uma redução extrema na qualidade da imagem, especialmente com cores marcantes, como o vermelho. Utilizando o Adobe Photoshop, as imagens podem ser comprimidas a uma relação de 8 ou mais. Estes valores não resultam numa perda visível de qualidade e detalhe. Os ficheiros não comprimidos (por exemplo, TIFF ou Photoshop PSD) podem ser facilmente convertidos em ficheiros comprimidos, bastando para isso guardá-los em formato JPEG.

Ótima resolução de ficheiros para impressões de alta qualidade
A resolução ótima do ficheiro depende dos detalhes das imagens, do tamanho do ficheiro e da resolução máxima possível do dispositivo de saída.

Uma lista das respetivas resoluções para a produção de cada um dos nossos produtos pode ser encontrada na página do produto correspondente ao selecionares Zona Profissional na barra de menu.

Se tiveres uma ligação rápida à Internet, carregar ficheiros grandes também não é problema.
Para uma excelente qualidade de imagem é necessário utilizares uma resolução de 300-400 dpi (120 Pixel/cm). Com esta resolução os ficheiros são maiores do que aqueles com uma resolução inferior. Para uma boa qualidade podes utilizar uma resolução de 200 dpi (80 Pixel/cm). A resolução mínima é de 100 dpi (40 Pixel/cm).

Processamento de imagens para um resultado ótimo
A qualidade depende tanto da compressão da imagem como dos formatos dos ficheiros. Quando as imagens são descarregadas da câmara têm normalmente um formato JPEG (a compressão através deste formato é adotada devido à memória limitada da câmara). Cada compressão das imagens leva a uma perda de alguns detalhes, mesmo que não sejam reconhecíveis a olho nu. Para evitar a perda de mais detalhes é necessário proceder da seguinte forma: descarrega as imagens da câmara com o formato comprimido fornecido pela câmara. Guarda as imagens num formato não comprimido (tal como TIFF ou Adobe PSD). Isto permite-te processar as imagens e editá-las como quiseres sem as comprimires novamente, o que pode levar à perda de detalhes na imagem. Uma vez terminado o processamento das imagens, estas devem ser guardadas num formato comprimido (JPEG) para reduzir o tamanho do ficheiro. Neste momento é necessário enviar a imagem comprimida através do software Saal Digital ou da loja virtual para o nosso laboratório. Quanto mais pequeno for o ficheiro, mais rápida será a transferência.

Encontrarás a resolução óptima de que necessitas para o teu produto nas páginas de produtos correspondentes sob o item "Dimensões".