A prova de ecrã fornece a saída colorimétrica correta dos dados de produção digital no monitor. Com a ajuda da prova de ecrã, já poderá julgar pelo monitor como as cores do produto irão parecer. Cada perfil ICC criado para a prova tem em conta as características do respetivo produto e apresenta-o. Apesar das mais recentes técnicas de imagem, o produto final nunca alcançará a luminosidade de um monitor. Portanto, é importante que defina a exibição do seu monitor de acordo, para que possa então avaliar a aparência do produto final.
O seu ficheiro de imagem deve ter um perfil de cor incorporado de sRGB (sRGB IEC61966-2.1), Adobe RGB (1998) ou ProPhoto RGB. Com Soft proof, pode selecionar o perfil ICC da ferramenta de produção posterior e simular na tela como será o resultado da produção futura.
É importante que o perfil ICC para Softproof não esteja incorporado no ficheiro. Os seus dados são enviados para serem produzidos no espaço de cor sRGB, Adobe RGB (1998) ou ProPhoto RGB e são produzidos na máquina com o perfil correspondente. Esta é a única forma de garantir uma reprodução correta das cores.
Se incorporar o perfil ICC da prova de ecrã no ficheiro, o perfil de cor dos ficheiros não pode ser reconhecido corretamente na máquina e ocorrem mudanças de cor. Para garantir uma reprodução correta da cor, deve enviar os seus dados em sRGB, Adobe RGB (1998) ou ProPhoto RGB e que em caso algum incorpore o perfil ICC no ficheiro.
Além disso, deve sempre enviar-nos os seus dados no espaço de cor RGB. Não é possível enviar dados CMYK, pois estes também não serão produzidos corretamente.
Precisa de utilizar um software que suporte a prova de ecrã como Adobe Photoshop ou Lightroom. Além disso, precisa dum monitor calibrado.
Os perfis soft proof para os nossos diferentes produtos para Photoshop e Lightroom podem ser encontrados no seguinte artigo:
Configurar perfil ICC no Photoshop
Configurar perfil ICC no Photoshop