O que é um perfil de cor?

O valor da cor RGB é composto por três dígitos. O primeiro valor representa a componente vermelha (R), o segundo a componente verde (G), e o terceiro a componente azul (B). Assim, 255-255-255 resultam na cor "branco puro" e 0-0-0 na cor "preto puro". Quem já lidou com um software de processamento de imagem já selecionou uma cor desta forma.

Em termos relativos, isto torna claras as relações num ficheiro de pixels: a cada pixel é atribuído um valor RGB, números mais altos correspondem a um maior brilho do componente de cor correspondente. Mas o que significa realmente "branco puro"? O valor RGB determina apenas os rácios relativos de um ficheiro. O valor real da cor que na realidade se entende por 255-127-0 é informação adicional que pode ser armazenada num chamado "perfil de cor".

Um perfil de cor é uma tabela que atribui valores RGB aos valores de cor padrão de um espaço de cor padrão, por exemplo L*A*B*, sRGB ou AdobeRGB (1998). A combinação de valor RGB e perfil de cor fornece assim a informação completa sobre os valores de cor realmente significados, que só podem ser medidos com dispositivos de medição especiais relativamente caros, os chamados espectrofotómetros.

Aproveite a promoção agora