Optimizar o teu PDF

Optimizar o teu PDF

Depois de criares o teu PDF, abre-o no Adobe Acrobat Pro e selecciona "Ficheiro -> Guardar como -> PDF optimizado". Ajusta as seguintes definições:

Compatibilidade: "Mantém o existente"

  • Imagens: aqui recomendamos "Bicubic Downsampling to" 300 ou 301 ppi para imagens acima de 300 ppi (JPEG, qualidade máxima)
  • Tipos de letra: assinala a caixa de verificação "Não desincorporar nenhum tipo de letra"
  • Transparência: selecciona "Alta resolução".
  • Descartar objectos: assinala todas as caixas de verificação, excepto
    - Converte linhas suaves em curvas
    - Detecta e junta fragmentos de imagem
  • Descartardados do utilizador: assinala todas as caixas de verificação
  • Limpar: define as opções de compressão de objectos para "Comprimir a estrutura do documento" e assinala todas as caixas de verificação, excepto
    - Em fluxos que usam a codificação LZW, usa Flate em vez disso
    - Descarta destinos nomeados não referenciados
    - Optimiza o PDF para uma visualização rápida na Web

Especialmente para o Photoshop
Se utilizares programas de edição de fotografias como o Photoshop, recomendamos que guardes as páginas duplas como jpg (Qualidade 10). Renomeia as tuas fotografias com números sequenciais (01..., 02..., ...); desta forma, o teu álbum de fotografias ou calendário será automaticamente preenchido.

Exportar ficheiro PDF de várias páginas a partir do Photoshop
Em CS3: No Photoshop, é possível guardar mais do que um documento como um ficheiro PDF de várias páginas. Selecciona Ficheiro -> Automatizar -> Apresentação PDF. Clica em "Adicionar ficheiros abertos" para abrir os ficheiros necessários e, em seguida, selecciona "Documento de várias páginas" para guardar todos os ficheiros num único PDF.
No CS4: No CS4 esta função está integrada no Adobe Bridge. Selecciona os ficheiros necessários a partir das pastas. Depois vai ao painel de saída (Window -> Workspace -> Output; o painel aparece no lado direito). Selecciona "PDF" e define "Template" para "Custom". Agora tens de introduzir o tamanho exacto da página. No separador "Layout", define os valores da margem (superior, inferior...) para zero. Podes ignorar os separadores "Sobreposições", "Cabeçalho", "Rodapé", "Reprodução" e "Marca de água" e guardar o documento no final.

Especialmente para o Scribus
O Scribus 1.4.4 pode incorporar fontes em arquivos PDF, enquanto outras versões antigas não suportam essa função. Por isso, se não estiveres a utilizar a versão mais recente, é necessário converter os tipos de letra para contornos (também "converter para caminhos") antes da exportação.

Nota: Embora a estrutura de produtos fotográficos de várias páginas no Scribus seja possível com páginas duplas, na exportação para PDF, as páginas duplicadas são exportadas separadamente como páginas simples. O ficheiro PDF é necessário na loja virtual (com photobooks), mas com páginas duplas coerentes, para que possa ser interpretado correctamente. Para criar os teus dados no Scribus, recomendamos que cries uma página única no formato de uma página dupla e que cries os marcadores e linhas de ajuda correspondentes.

 

A tua definição de idioma não corresponde ao idioma deste site. Por favor, escolha:

A tua definição de idioma não corresponde ao idioma deste site. Por favor, escolha: