Modos de design para álbuns fotográficos

Modos de desenho para Álbuns Fotográficos

Ao conceber um Álbum digital, o software de ambiente de trabalho oferece diferentes modos de design à escolha. Cada modo tem uma forma específica de começar a conceber o seu produto e fornece diferentes ferramentas automáticas para conceber rápida e facilmente o seu Álbum digital de acordo com as suas necessidades. Tem em atenção que os modos de design também estão disponíveis para a conceção de calendários.

Uma vez selecionado o produto e configuradas as opções de material, o software oferece-te três modos de desenho diferentes. Dependendo do tempo que tens ou queres gastar a desenhar, podes escolher entre:
Modo Um Minuto, que desenha automaticamente o produto e permite-te fazer alterações depois de o produto estar desenhado.
Modo Designer de Conforto, onde as imagens são colocadas nas páginas uma a uma com a ajuda do programa.
Modo Modelo vazio, para desenhar o produto de raiz sem qualquer ajuda ou software.
Modos de conceção

Livro de fotografias de um minuto

Este modo é ideal se quiseres desenhar o Álbum digital o mais rapidamente possível. Uma vez selecionado este modo, aparece uma janela com diferentes linhas de desenho == Linhas de desenho. Podes filtrá-las por categoria utilizando o menu pendente no canto superior esquerdo. Cada linha de design aplica objectos como cliparts e fundos ao teu Álbum Digital de acordo com um estilo específico. Clica numa delas para a selecionar.

Linhas de desenho == Como alterar as Linhas de desenho

O passo seguinte é selecionar todas as fotografias que irão compor o teu Álbum digital. Repara que existe uma caixa Ordenar por no canto inferior direito. Esta permite-te escolher a ordem pela qual as tuas fotografias serão adicionadas ao teu Álbum digital. Quando tiveres adicionado todas as tuas fotografias e selecionado a tua opção de ordenação preferida na caixa, clica em Seguinte para continuar.

Será aberto um menu que te permite escolher o número de páginas. O software fará uma recomendação com base no número de fotografias previamente seleccionadas. Podes selecionar um número específico de páginas na caixa na parte inferior. Quando o número de páginas estiver definido, clica em Selecionar. As páginas podem ser adicionadas ou eliminadas mais tarde no designer, se necessário.

Janela de seleção de páginas

O software de secretária processa os parâmetros seleccionados e cria automaticamente o Álbum digital em conformidade. Uma vez criado, é necessário verificar todas as páginas para garantir que tudo está como pretendido e para efetuar quaisquer alterações necessárias.

Livro de fotografias criado com a opção Um minuto

Embora o Álbum digital já esteja desenhado, é possível modificar todos os objectos e imagens já colocados, adicionar mais elementos ou removê-los. Também podes adicionar texto clicando no botão Adicionar texto no menu superior e alterar o esquema abrindo o menu Esquema à direita e seleccionando um esquema diferente. É ainda possível alterar as linhas de desenho == Linhas de desenho dos layouts apresentados, abrindo a caixa Linha de desenho e seleccionando uma diferente.

O menu Páginas, na parte inferior, permite-te navegar pelas páginas. As páginas marcadas a vermelho indicam que ainda não foram verificadas. Todas as páginas devem ser revistas. A partir deste menu Páginas, podes adicionar e eliminar páginas, clicando nos botões apropriados à esquerda. Também podes alterar a ordem das páginas seleccionando uma página do menu na parte inferior e arrastando-a para a posição pretendida sem soltar o botão do rato.

Designer de Conforto

Neste modo, o produto é desenhado página a página utilizando a ajuda do software. Oferece várias opções para colocar imagens nas páginas, bem como sugestões de layout que ajustam os objectos que já foram colocados. Uma vez selecionado este modo, é necessário selecionar uma linha de desenho == Linhas de desenho em que se baseiam as sugestões de apresentação. Em seguida, selecciona o número de páginas do teu Álbum digital. As páginas podem ser adicionadas ou removidas mais tarde no designer. Quando tiveres selecionado o número de páginas, clica no botão Selecionar. O designer abrirá o Álbum digital com as especificações fornecidas e as páginas em branco prontas para serem desenhadas.

Opções de colocação de imagem exibidas usando o modo Designer de Conforto

Se arrastares uma imagem da coluna da esquerda, serão apresentadas três opções para inserir a imagem nas páginas. Para selecionar uma dessas opções, arrasta a imagem para a opção desejada.

1. Novo layout. A imagem será inserida no Álbum digital usando um layout sugerido. Isto terá em conta quaisquer imagens e elementos já colocados na página. Apesar do esquema sugerido, uma vez aplicada esta opção, é possível selecionar um esquema diferente no menu Esquemas. As imagens adaptar-se-ão automaticamente ao novo layout.

Selecciona uma nova opção de layout usando o Designer de Conforto

2. Como fundo. A imagem é colocada como fundo no Álbum digital e age como tal, cobrindo completamente as duas páginas.

Coloca a imagem como fundo usando o Designer de Conforto

3. Adicionasem alterar o layout. A imagem é colocada no Álbum digital onde é largada, sem modificar os elementos já colocados. Ela deve ser colocada corretamente, seja manualmente ou selecionando um layout no menu à direita.

Adiciona uma imagem sem alterar o layout usando o Designer de Conforto

Se arrastares uma imagem do menu da esquerda para as páginas com imagens já colocadas, a opção Substituir imagem aparecerá acima delas. Se arrastares a imagem para esta opção, a imagem existente será substituída pela nova.

Modelo vazio

Neste modo, o Álbum digital é concebido de raiz. Utilizando as muitas ferramentas oferecidas pelo programa, é possível adicionar imagens, caixas de preenchimento, textos, cliparts, fundos e configurá-los de acordo com as necessidades do design. Tem em atenção que este modo não oferece qualquer sugestão ou ajuda do software. Por isso, recomendamos que utilizes um dos outros modos para que possas beneficiar de sugestões e ajuda na colocação das imagens nas páginas, bem como explorar todas as potencialidades oferecidas pelas várias ferramentas de design disponibilizadas pelo software.

Capas especiais

Podes adicionar imagens e logótipos a capas glossy, matte e em pele sintética branca. No entanto, para outras capas especiais, apenas podes adicionar texto e clipart; os ficheiros de imagem não podem ser utilizados devido à natureza do material. Em alternativa, podes escolher um álbum digital da Linha Profissional com uma capa em acrílico ou Impressão em alumínio escovado para personalizar a tua capa.