Melhoria de imagens

Melhoria de imagens

O melhoramento automático de imagem faz vários ajustes aos dados da imagem com o objectivo de melhorar o seu aspecto. Os passos de melhoramento de imagem mais importantes são a correcção da exposição e a correcção da cor, que alteram o brilho e a cor de toda a imagem. Por exemplo, a correcção da exposição é utilizada para iluminar imagens subexpostas para revelar mais detalhes. A correcção do tom de cor é utilizada quando, por exemplo, uma imagem foi tirada com luz artificial e tem um tom amarelo forte. Imagens bem expostas com um bom balanço de brancos necessitarão de menos correcção.

Estas correcções globais são seguidas de ajustes locais da imagem. Por exemplo, as áreas escuras e as sombras na imagem são iluminadas para tornar os rostos subexpostos mais visíveis contra a luz de fundo. Da mesma forma, as áreas muito brilhantes da imagem, como as nuvens brancas, são ligeiramente escurecidas para melhorar o detalhe. Também são efectuados ajustes locais numa escala mais pequena em diferentes áreas de cor, por exemplo, para tornar os tons de pele de diferentes rostos mais agradáveis. Finalmente, a nitidez de uma imagem também pode ser ligeiramente ajustada, dependendo da área da imagem.

Dependendo da classe da imagem, podem ser aplicadas outras melhorias de imagem, como a redução automática do efeito de olhos vermelhos ou a redução de ruído para imagens de alta sensibilidade.

Embora muitas correcções sejam uma questão de gosto pessoal, a correcção da exposição, dos tons de cor e das sombras, por exemplo, irá, na maioria dos casos, melhorar significativamente muitas imagens que seriam insatisfatórias no seu estado original.

Activar ou desactivar o melhoramento de imagens?

Se tiveres editado as imagens numa aplicação de edição de fotografias, recomendamos que desatives o melhoramento de imagens. Se não tiveres feito qualquer melhoramento de imagem e as imagens forem directamente do teu telemóvel ou câmara, recomendamos sempre que actives o melhoramento de imagem.

PNGs criados por ti e PNGs transparentes

Se estiveres a utilizar PNGs que criaste e inseriste no software e que têm transparência, recomendamos que desatives sempre o melhoramento de imagem, caso contrário podes acabar com alterações indesejadas no teu ficheiro PNG.