Listas de preços

Listas de preços

Para vender produtos fotográficos, é necessário criar listas de preços nas quais define todos os critérios dos produtos a vender, as suas características e os seus preços. Uma vez criadas, estas listas de preços estarão disponíveis para utilização nas tuas galerias quando a opção Permitir encomendas estiver activada.
Todas as listas de preços criadas são apresentadas no menu Listas de preços do painel Vendas. Podem ser modificadas em qualquer altura, clicando no botão Editar. Podes criar tantas listas de preços quantas quiseres.

Painel de listas de preços

Para criar uma lista de preços, tens de clicar em Adicionar. Aparece um menu Nova lista de preços de venda.

Menu Nova lista de preços de venda

A primeira coisa a definir são as Definições básicas. Aqui tens de dar um título à tua lista de preços. Este nome só será visível para ti e não será partilhado com os teus clientes. Podes definir a lista de preços como a lista de preços predefinida. Desta forma, será activada por defeito quando permitires a comercialização de uma das tuas galerias. E se desejares, podes ativar o Preço embelezador para arredondar automaticamente os preços.

Definições básicas da lista de preços

Configura os produtos

Abaixo dos Conjuntos básicos de produtos, encontrarás as diferentes categorias de produtos fotográficos disponíveis. Tens de ativar as que pretendes definir na tua lista de preços.

Categoria de produtos desactivada

Assim que uma categoria de produtos for activada, aparecerão novas opções. Podes ativar e desativar os produtos disponíveis em cada categoria individualmente.

Produtos da categoria Arte de parede

Além disso, ao clicar em Configuração, podes ativar e desativar as várias opções de configuração de cada produto. Dependendo do produto que estás a configurar, encontrarás diferentes opções para o personalizar. Quando estiveres pronto, tens de guardar a configuração.

Foto num configurador de moldura amovível

Também podes ordenar a ordem pela qual os produtos fotográficos aparecem, para que o produto que escolheste apareça primeiro. Para isso, basta clicares nas setas que aparecem à direita de cada produto e deslocá-lo para cima ou para baixo, conforme desejares.

Reorganização dos produtos na lista de preços

Podes alterar a ordem pela qual aparecem a categoria de produtos fotográficos e os produtos fotográficos dentro da categoria.

Definir preços

Podes determinar a sobretaxa para cada produto. Esta sobretaxa é adicionada ao preço de compra do produto e corresponde ao lucro que recebes por cada produto vendido. Podes definir diferentes tipos de sobretaxas: Absoluta, onde podes definir uma sobretaxa fixa. Percentual, onde podes definir uma sobretaxa percentual. Fixa para cada produto, que te permite definir manualmente o preço de venda de cada produto.

Tipos de sobretaxa

Se clicares em Configuração quando estiver selecionado Fixo para cada produto, verás um painel de configuração para esse produto.

Menu de configuração Fixo para cada produto

Aqui podes configurar tudo o que está relacionado com o produto fotográfico e encontrar informações sobre o seu preço de compra, preço de venda e o lucro que obténs. Podes ativar ou desativar cada artigo de acordo com as tuas necessidades. Por defeito, todos os artigos do produto fotográfico são seleccionados com um preço de venda e um lucro predefinidos. Podes facilmente alterar a sobretaxa para todos os artigos de forma absoluta ou percentual no primeiro painel.

Aplicar a sobretaxa ao menu do artigo selecionado

Podes definir uma configuração específica para ser selecionada por defeito quando é selecionada para compra na Galeria.

Menu de artigos pré-seleccionados

Podes utilizar os filtros e a ferramenta de pesquisa para encontrar rapidamente todos os artigos com as características que especificaste. Desta forma, é fácil ativar apenas os artigos com as características que pretende.

Filtros aplicados no configurador

Também podes decidir o preço final a que cada artigo será vendido, bastando introduzir o valor na coluna Preço de venda. Quando tiveres feito as tuas definições, clica em Guardar.

Como editar ou eliminar uma lista de preços

Depois de criares uma lista de preços, podes editá-la ou eliminá-la em qualquer altura. Para isso, basta clicares no ícone da chave inglesa que vês no lado direito.

Edita o que quiseres e, se quiseres apagá-la, encontrarás um ícone de caixote do lixo no canto superior direito.

Tipos de sobretaxa

Quando utilizar o tipo de sobretaxa Percentagem

Considera a utilização de uma sobretaxa de percentagem quando pretenderes oferecer preços flexíveis com base no valor ou no tamanho das tuas fotografias. As sobretaxas de percentagem permitem-lhe ajustar o preço de diferentes produtos fotográficos proporcionalmente para refletir os custos de produção variáveis, mantendo uma margem de lucro consistente. Esta abordagem é ideal se ofereceres uma vasta gama de produtos de qualidade e tamanho variáveis, dando aos clientes a liberdade de escolherem a opção que melhor se adequa ao seu orçamento e preferências.

Quando utilizar o tipo de sobretaxa absoluta

Uma sobretaxa absoluta funciona bem quando queres definir um lucro base fixo para as tuas fotos e, com ele, cobrir custos adicionais que não são afectados por variações de tamanho ou valor. Utiliza uma sobretaxa absoluta para garantir que os custos específicos são adequadamente cobertos sem depender apenas dos atributos do produto. As sobretaxas absolutas são particularmente úteis se tiveres produtos padronizados com custos de produção uniformes e quiseres manter uma margem de lucro consistente em todas as tuas listagens.

Quando usar o tipo de sobretaxa Fixo para cada produto

Considera a utilização de um preço Fixo para cada produto quando pretendes um controlo preciso sobre o preço de produtos individuais com base nas suas características e valor únicos. Podes optar por utilizar este método de fixação de preços se tiveres uma edição limitada ou uma coleção exclusiva de fotos com qualidades especiais que as distingam do resto das tuas ofertas. A abordagem de preços fixos por produto permite-lhe posicionar estrategicamente determinadas fotografias a preços premium, mantendo ao mesmo tempo uma estratégia de preços consistente para o resto do seu portfólio.

Tem em atenção que uma Conta Profissional Saal Digital tem inerentemente um desconto 35 % aplicado aos preços listados. Consequentemente, os preços apresentados na coluna Preço de compra já incluem este desconto e, por isso, estão abaixo dos preços de tabela da Saal Digital. Isto dá-te, com uma Conta Profissional Saal Digital, a flexibilidade de definir um preço de venda de cada artigo abaixo do valor de tabela Saal Digital, embora seja importante reconhecer que isto pode resultar em receitas mais baixas.

Ficheiros digitais

Para além dos produtos fotográficos, podes vender ou disponibilizar os teus ficheiros digitais gratuitamente. Para mais informações, consulta o artigo Descarregamento de ficheiros.

Lista de preços para uma imagem específica

Podes definir uma lista de preços específica para uma imagem individual. Isto é útil se, por exemplo, quiseres vender uma fotografia de grupo num determinado formato a um determinado preço. Para tal, abre a galeria e selecciona uma fotografia. Todas as informações sobre a fotografia são apresentadas no menu à direita. Clica no separador Vendas para veres todas as informações de venda. Encontra aqui o menu pendente da lista de preços.

Imagem selecionada na galeria

Por defeito, a opção Utilizar lista de preços da galeria está selecionada. Tudo o que tens de fazer é selecionar a lista de preços que pretendes ativar para essa fotografia específica. Uma vez selecionada, clica em Guardar alterações.

Opções da lista de preços da imagem

Quando abrires a galeria, verás que a fotografia que seleccionaste oferece os produtos e preços da lista de preços especificada para essa fotografia em particular.

Estratégia de preços: Sugestões gerais

Para além disso, eis algumas sugestões gerais para te ajudar a definir o preço das tuas fotografias de forma eficaz:

  1. Calcula os custos de produção: Começa por determinar os custos associados à produção de cada produto fotográfico, tendo em conta outras despesas da tua empresa. Inclui estes custos na tua estratégia de preços.
  2. Pesquisa o mercado: Analisa os preços de fotografias e produtos semelhantes no teu nicho. Isto dar-te-á uma ideia do intervalo de preços que os clientes estão dispostos a pagar.
  3. Avalia o teu trabalho: Fixa o preço do teu trabalho com base no seu mérito artístico e na sua atração e tem em conta o tempo e o esforço envolvidos na captura e edição das fotografias. Deixa uma margem razoável para o teu trabalho criativo.
  4. Oferece diferentes opções de preços: Oferece opções de preços para diferentes tamanhos ou formatos para se adequar a diferentes orçamentos.
  5. Qualidade versus quantidade: Encontra um equilíbrio entre vender mais fotografias a um preço mais baixo e vender menos fotografias a um preço mais elevado. Considera a forma como cada abordagem se alinha com os teus objectivos comerciais.
  6. Oferece promoções: Crie uma sensação de exclusividade oferecendo promoções por tempo limitado das suas melhores fotografias a preços premium.
  7. Código de Desconto de fotos: Oferece descontos quando os clientes compram várias Cópias fotográficas ou produtos em conjunto.
  8. Testa e ajusta: Comece com preços competitivos e, à medida que for conhecendo as preferências dos clientes e as tendências de vendas, ajuste os seus preços em conformidade. Monitorize os preços dos seus concorrentes e assegure-se de que os seus preços são competitivos no mercado, mantendo a rentabilidade.
  9. Monitoriza a rentabilidade: Analisa regularmente os dados de vendas e os custos para garantir que obténs lucro em cada venda.
  10. Perceção da marca: Fixa o preço das tuas fotografias de uma forma que reflicta o valor da tua marca. Evita fixar preços demasiado baixos, pois isso pode prejudicar a perceção da qualidade da tua marca.

Não te esqueças de que a fixação de preços é um aspeto dinâmico do teu negócio e que é importante rever e atualizar regularmente a tua estratégia de fixação de preços com base na evolução das condições de mercado, no feedback dos clientes e nos objectivos comerciais.