Linha de sangria

Linha de recorte

Todos os produtos no designer estão rodeados por uma linha vermelha muito próxima da margem. Esta é a linha de recorte e deve ser tida em conta ao colocar objectos. As imagens e os objectos nunca devem ser colocados sobre esta linha, pois isso pode resultar em margens brancas à volta da imagem no produto final. É necessário colocar todos os objectos e imagens com espaço suficiente em relação à linha de recorte.

Exemplos de posições:

Exemplos de posições erradas e correctas em relação à linha de recorte

  1. A imagem está diretamente sobre a linha de recorte. Evita esta posição. Pode aparecerem margens brancas no produto final.
  2. A imagem está muito para além da linha de recorte e pode ser cortada de forma limpa. Recomendamos que deixes um mínimo de 10 mm (1 cm).
  3. A imagem tem espaço suficiente para sangrar.

Por predefinição, é ativado um aviso de recorte para evitar que sejam colocados objectos na linha de recorte. A opção de aviso de recorte pode ser encontrada no menu Definições como Mostrar informação de recorte.

Opção Mostrar informações de recorte em Configurações

Com esta opção ativa, se uma imagem, caixa de texto, clipart ou caixa de preenchimento for colocada demasiado perto da linha de recorte, é apresentada uma mensagem de aviso e a linha é realçada a vermelho.

Exemplos de posição incorrecta e correcta da imagem relativamente à linha de recorte

Mesmo que as imagens estejam bem colocadas e não apareça nenhuma mensagem de aviso, ao colocar imagens, deves ter cuidado para não colocar motivos importantes demasiado perto da linha de recorte, para que não fiquem demasiado perto da margem do produto final
Texto: Ao colocar texto, é importante que este nunca ultrapasse a linha de recorte para evitar que seja cortado no produto final. Tem em atenção que o aviso de texto se aplica a toda a caixa de texto e não apenas às letras. Mesmo que o texto esteja longe da linha de recorte, podes receber um aviso se a caixa de texto estiver perto da linha de recorte.

Exemplos de posições erradas e correctas do texto relativamente à linha de recorte