Interface do Designer

Interface do Designer

Uma vez selecionado um produto para desenho e aberto um projeto no Designer, está disponível uma série de ferramentas, organizadas da seguinte forma.

Interface do Saal Digital Designer

Menu superior

O menu superior contém as seguintes ferramentas.

Menu superior do Designer

  • O botão Guardar guarda o artigo que estás a desenhar. Se tiveres sessão iniciada, podes optar por guardar localmente ou online.
  • O botão Projectos abre a pasta Projectos, que contém todos os teus projectos guardados. Se tiveres sessão iniciada, serão apresentados os projectos guardados localmente e os projectos guardados online.
  • O botão Partilhar permite-te exportar o teu projeto como PDF para partilha e exportar o ficheiro do projeto (SSWPRM) para o guardar offline. Note-se que também pode partilhar um projeto online a partir do website, se este estiver guardado online e se tiver iniciado sessão.
  • As ferramentas básicas de gestão de elementos são as seguintes: Desfazer, Refazer, Copiar e Colar.
  • O botão Pré-visualizar abre o teu projeto no modo Pré-visualização. É muito importante para verificar antes de imprimir.
  • Seguem-se as ferramentas para adicionar os principais objectos no designer. Estas são Texto, Imagem e Caixa de Preenchimento. Se clicares numa delas, o objeto será criado no projeto.
  • O botão Configurações abre um painel onde podes configurar vários parâmetros do software Saal Design

Menu esquerdo

O menu esquerdo fornece-te ferramentas para pesquisares nas pastas do teu dispositivo e para adicionares novas imagens ao teu projeto. Este menu pode ser expandido e recolhido clicando na seta na parte superior do menu.

Menu esquerdo do designer

Fotos da Apple

Os utilizadores Apple podem aceder às suas fotografias Apple clicando no separador Fotografias no menu do lado esquerdo. As pastas aí armazenadas estarão disponíveis para seleção e as fotografias nelas contidas serão apresentadas abaixo, prontas para serem adicionadas ao produto fotográfico.

Fotos da Apple

Menu direito

As ferramentas para personalizar o teu produto fotográfico são apresentadas neste menu. Se fizeres clique nos diferentes botões, é apresentado o menu correspondente com as respectivas ferramentas. Este menu pode ser recolhido clicando na seta na parte superior do menu.

Menu direito do designer

  • O botão Artigo oferece várias opções para modificar o teu artigo fotográfico, dependendo do produto que estás a desenhar. Também é possível converter o artigo noutro.
  • O botão Página apresenta todos os elementos colocados no teu projeto, bem como as ferramentas Grelha e Snap.
  • O botão Clipart apresenta o extenso catálogo de clipart disponível para utilização no teu projeto. Podes filtrar por categoria ou utilizar o motor de busca.
  • O botão Backgrounds permite-te selecionar diferentes fundos para o teu projeto.
  • O botão Layouts fornece modelos para o teu projeto com base na linha de desenho == Linhas de desenho selecionada. Podes filtrar os layouts por número de imagens, guardar os teus favoritos, alterar a linha de desenho == Linhas de desenho em qualquer altura e muito mais.

Disposição dos menus

Os menus direito, esquerdo e inferior não só podem ser recolhidos, como também podem ser separados da interface de design principal. Isto é particularmente útil se estiveres a trabalhar com dois monitores e quiseres distribuir o teu fluxo de trabalho por ambos os ecrãs. Também podes redimensionar o menu esquerdo para apresentar mais miniaturas de imagens de uma só vez.

Menu reorganizado

Para separar um menu do Designer, primeiro expande-o. Clica sem soltar na barra cinzenta superior do menu e arrasta-o para fora da janela principal do Designer para o separar. Podes reposicionar o menu destacado clicando e arrastando a barra cinzenta superior para a tua localização preferida.
Para redimensionar um menu, passa o rato sobre o canto inferior direito do menu até o cursor se transformar numa seta dupla. Clica e arrasta para ajustar o menu ao tamanho que pretendes.
Para voltar a anexar o menu ao designer principal, clica na seta superior direita do menu desanexado.

Menu inferior

Em alguns produtos com várias fotografias, como os Álbuns Fotográficos, existe um menu inferior onde podes encontrar a informação da página. Podes mover-te entre páginas, adicionar páginas, eliminar páginas e alterar a sua ordem arrastando-as e largando-as na posição final. As páginas também podem ser bloqueadas clicando com o botão direito do rato sobre elas e seleccionando Bloquear página.

Menu inferior do designer

Menu de objectos

Quando um objeto é selecionado, como uma imagem, texto, caixa de preenchimento ou clipart, aparece à direita um menu com mais ferramentas correspondentes ao objeto selecionado. Este menu só aparece quando o objeto está selecionado e permite-te configurar vários aspectos do mesmo.

Menu de objectos com o separador Posição selecionado

Área de trabalho

A área de trabalho do projeto é apresentada no centro. Pode ser ampliada utilizando a ferramenta de zoom no canto inferior direito. As colunas direita, esquerda e inferior podem ser recolhidas para dar mais espaço à área de trabalho.

Exemplo de área de trabalho de Álbuns Fotográficos

A área de trabalho de todos os produtos está rodeada por uma linha vermelha muito próxima da margem. Esta é a linha de recorte e marca a zona de segurança a ter em conta ao colocar objectos. Nunca coloques objectos perto desta linha, pois podem aparecer margens brancas à volta da imagem no produto final. As imagens e os objectos devem ser colocados a uma distância suficiente desta linha.

Exemplos de posições correctas e erradas relativamente à linha de recorte