Interface

Interface

Ter uma conta e utilizar o Online Designer dá-te a flexibilidade de aceder, conceber e imprimir os teus produtos fotográficos quando e onde quiseres. Criar uma conta não só te dá espaço de armazenamento gratuito para as tuas fotografias e projectos, como também te abre um mundo de possibilidades — desde desenhar e encomendar até partilhar, obter feedback e até ganhar dinheiro com as tuas fotografias. Basta criares uma conta no sítio Web e explorares o conteúdo do Photo Portal para teres uma ideia das infinitas possibilidades.

Depois de seleccionares um produto para desenhar e abrires um projeto no Online Designer, terás acesso a uma série de ferramentas, organizadas da seguinte forma.

Interface do designer online

Menu superior

O menu superior fornece as seguintes ferramentas:

Menu superior do designer online

  • O botão Guardar guarda o artigo que estás a desenhar. Tens de ter sessão iniciada para guardar.
  • O botão Projectos abre a pasta Projectos, que contém todos os teus produtos fotográficos guardados (é necessário iniciar sessão).
  • O botão Partilhar permite-te ativar a partilha. Tens de ter sessão iniciada e o teu projeto tem de estar guardado. Uma vez activada, aparecem várias opções que te permitem personalizar a forma como o teu projeto é partilhado. Podes protegê-lo com palavra-passe, copiar a ligação partilhada, abri-lo, enviá-lo por e-mail ou partilhá-lo com os teus contactos existentes. A Ligação partilhada leva-te a uma pré-visualização do projeto. Para mais informações, consulta o artigo relacionado no Photo Portal.
  • Os botões Desfazer e Refazer permitem-te desfazer ou refazer as alterações que fizeste.
  • O botão Pré-visualizar permite-te pré-visualizar o teu projeto, o que é importante para verificar antes de imprimir. Para sair deste modo, clica no ícone da cruz no canto superior direito.
  • A seguir, tens as ferramentas para adicionar os principais objectos do designer. Estas são Texto, Imagem e Caixa de Preenchimento. Se clicares numa destas ferramentas, o objeto será criado no projeto.

Menu de imagem

O menu do lado esquerdo permite-te adicionar e visualizar imagens para adicionar ao teu produto fotográfico. Podes aceder a imagens armazenadas em galerias, clicando no separador Galerias.

Menu de imagens do designer online

Menu direito

O menu do lado direito contém ferramentas para personalizar o teu produto fotográfico. Clica nos botões para abrir os menus correspondentes. Podes fechar esta coluna clicando na seta na parte superior.

Menu direito do designer online

  • O botão Artigo oferece opções para modificar o teu artigo fotográfico, em função do produto que estás a conceber. Também é possível converter o artigo noutro.
  • O botão Página apresenta todos os elementos colocados no teu projeto, incluindo as ferramentas Grelha e Snap.
  • O botão Clipart dá acesso a uma vasta seleção de clipart para utilização no teu projeto. Podes filtrar por categoria ou utilizar o motor de busca.
  • O botão Fundos permite-te selecionar diferentes fundos para o teu projeto.
  • O botão Layouts oferece uma variedade de modelos pré-concebidos com base na linha de design que escolheste. Podes filtrar os layouts por número de imagens, guardar os teus favoritos e mudar de linha de design conforme necessário.
  • O botão Chat de suporte abre uma janela de suporte de chat em direto, onde podes obter respostas às tuas perguntas. Podes minimizar a janela clicando no ícone de seta ou fechar o chat clicando no ícone de cruz no canto superior direito.

Menu inferior

Para produtos com várias páginas, como álbuns fotográficos e calendários, aparece um menu de informações da página na parte inferior. Utiliza este menu para navegar entre páginas, adicionar ou eliminar páginas e reorganizar a ordem das páginas arrastando e largando.

Menu inferior do designer online

Menu de objectos

Quando selecciona um objeto, como uma imagem, texto, caixa de preenchimento ou clipart, aparece um menu de ferramentas adicionais à direita. Este menu só aparece quando o objeto está selecionado e permite-te configurar vários aspectos do mesmo.

Menu do objeto com o separador Posição selecionado

Área de trabalho

A área de trabalho do projeto é apresentada no centro. Isto varia consoante o produto que estás a desenhar. Podes recolher as colunas direita e esquerda clicando na cruz para maximizar a área de trabalho.

Exemplo de área de trabalho de um álbum digital

A área de trabalho de todos os produtos está rodeada por uma linha vermelha muito próxima da margem. Esta é a linha de recorte e marca a zona de segurança a ter em conta ao colocar objectos. Nunca coloques objectos perto desta linha, pois podem aparecer margens brancas à volta da imagem no produto final. As imagens e os objectos devem ser colocados a uma distância suficiente desta linha.

Exemplos de posições correctas e erradas relativamente à linha de recorte