Adiciona e edita imagens

Adicione e edite imagens

Selecionar imagens

Na coluna esquerda do designer, tens de selecionar a pasta onde as imagens estão armazenadas para as adicionares ao produto fotográfico. Podes navegar pelas pastas ou introduzir o caminho onde as imagens estão armazenadas.

Desenhador com todas as colunas apresentadas

Se seleccionares a pasta que contém as fotografias, estas serão apresentadas na parte inferior da mesma coluna. As fotografias podem ser ordenadas por nome, tipo, data, utilização ou classificação. As miniaturas das fotografias podem ser apresentadas em tamanhos diferentes. Isto pode ser alterado clicando no botão Ver e seleccionando o tamanho pretendido. Mostra o nome do ficheiro Mostrar nome do ficheiro também pode ser activada e desactivada.

Opções de visualização de miniaturas

As fotografias já incluídas no produto fotográfico podem ser ocultadas activando a opção Ocultar imagens usadas activando a opção Ocultar imagens usadas. Isto tornará as fotografias adicionadas ao projeto invisíveis neste menu, evitando que a mesma fotografia seja adicionada ao projeto repetidamente. Se esta opção estiver desactivada, as fotografias adicionadas ao projeto serão marcadas com um visto. Se tiverem sido utilizadas mais do que uma vez, aparecerão com o número correspondente.
Tem em atenção que, devido à natureza do material, não é possível colocar imagens em todas as capas dos álbuns digitais. A colocação de imagens só é possível nos álbuns fotográficos com capa brilhante e mate, em pele branca e nos álbuns fotográficos da linha Professional com capa em acrílico ou impressão em metal escovado.

Posicionar e recortar imagens

Quando selecciona uma imagem, aparece um menu na parte superior com uma série de ferramentas que lhe permitem realinhar a imagem dentro da moldura. Este menu também apresenta o nome da imagem, a resolução e a qualidade. A Qualidade da imagem depende do tamanho da imagem no produto fotográfico em relação à sua resolução, e muda consoante o tamanho em que a imagem é utilizada no produto fotográfico. Para obter os melhores resultados, recomendamos a qualidade de imagem muito boa.

Aparecerá uma moldura azul à volta da imagem selecionada. Esta é a caixa delimitadora da imagem. Fazendo clique nesta moldura, mantendo premido o botão do rato e movendo o cursor para o lado, podes aumentar ou diminuir o tamanho da caixa.

Imagem selecionada com informação e ferramentas apresentadas

Para reduzir o tamanho da caixa, selecciona a imagem e clica no botão Cortar que aparece no menu superior da fotografia. Quando esta função está ativa, aparece uma moldura branca nos cantos da imagem. Clica e arrasta esta moldura para recortar a imagem.

Ferramenta Cortar selecionada na imagem

Para aumentar ou reduzir o tamanho da imagem na caixa de imagem, selecciona a imagem e clica no botão lupa com sinal de mais ou na lupa com sinal de menos . Isto irá aumentar ou reduzir a imagem sem afetar o tamanho da caixa.

Para mover a imagem dentro da caixa, clica na cruza que aparece no menu superior quando a imagem é selecionada. Uma vez ativado, o mesmo ícone de cruz aparecerá sobre a imagem. Isto indica que podes mover a imagem dentro da moldura para a reposicionar. Para isso, mantém o rato sobre o motivo da imagem e arrasta-o na direção desejada. Esta função também pode ser activada fazendo duplo clique sobre a imagem.

Ferramenta de reenquadramento selecionada na imagem

Para inverter a imagem, clica no botão Espelhar horizontalmente ou Espelha verticalmente conforme necessário. Clicando no botão Rodar detalhe da imagem que aparece no menu superior quando a imagem é selecionada, roda a imagem 90 graus dentro da caixa de imagem. Este menu também contém as opções Melhoria de imagem (melhoramento de imagem). Se esta opção estiver activada, a imagem é automaticamente ajustada pelo software. Recomendamos que desactive esta opção se as tuas fotografias tiverem sido editadas anteriormente.
Podes ativar a opção Melhoria de imagem clicando no ícone da varinha mágica. Quando este ícone tem um fundo cinzento, o melhoramento de imagem está ativo. Para obter mais informações, consulte a secção Melhoria de imagem artigo.

Troca de imagens

Se duas ou mais fotografias já estiverem colocadas num produto fotográfico, podes trocar as suas posições. Seleccione as fotografias que pretende trocar e clique em Troca as imagens seleccionadas aparece. Faz clique neste botão para trocar instantaneamente as posições das fotografias seleccionadas. Se tiveres selecionado mais de duas fotografias para trocar, poderás ter de clicar no botão várias vezes até que cada fotografia esteja na posição pretendida.

Trocar as imagens selecionadas

Também podes clicar com o botão do meio do rato ou manter o rato ou o touchpad sobre uma fotografia. Aparecerá uma pequena miniatura da fotografia como cursor e um botão Troca de imagem aparecerá sobre todas as fotografias já adicionadas ao produto fotográfico. Para trocar imagens, basta clicar noutra fotografia que também tenha um botão Troca de imagem e as imagens serão trocadas de lugar.

Trocar imagem

Remove a imagem da caixa de imagem

É possível remover apenas o conteúdo da imagem sem remover a caixa de imagem. Para isso, deves fazer duplo clique na imagem e utilizar a tecla DEL do teclado para remover a imagem. A imagem será apagada, mas a caixa de imagem permanecerá.