Os nossos clientes profissionais têm a opção de transferir cómodamente os seus álbuns digitais  

A nossa ferramenta profissional de upload de ficheiros está disponível de criativos publicitários, desenhadores gráficos e fotógrafos. Desse modo, pode desenhar o seu álbum digital, por exemplo, em InDesign, Photoshop ou QuarkXpress, ou ainda com outro programa. Na hora de desenhar as páginas, é importante que siga as nossas instruções, que podem ser encontradas nas indicações mais abaixo. Apenas assim poderemos garantir um resultado impecável. 

Transferência de dados/Realização de pedidos: poderá encontrar a ferramenta de upload de álbuns digitais na ferramenta de upload directo. Após transferir e preencher o formulário, poderá mudar a ordem das páginas como desejado e, de seguida, realizar o pedido com total comodidade. 

Ferramenta de upload para profissionais

Indicações para a criação de projectos externos

Por favor siga as indicações abaixo para a maquetação de projectos em programas externos. Incluímos, resumidamente, o mais importante.

Aceder à informação profissional

A carregar dados

A ter em conta:

  • Crie sempre o seus ficheiros no espaço de cor sRGB. 
  • Pode fazer o upload dos seus ficheiros PDF, jpg ou tiff na loja virtual (também em formato comprimido).
  • Não coloque nenhum elemento na marca de corte. Aconselhamos posicionar os objectos bem atrás da borda (que será recortada) ou manter 1 cm de separação aprox. da linha de corte. Caso contrário pode perder alguns elementos importantes ou poden aparecer bordas inesperadas. 
  • Tamanho mínimo de fonte: Por favor tenha em conta que o tamanho de algumas fontes pode ser aparecer de forma diferente. No caso das fontes sans serif o estilo de letra redonda e negrita deverá ter, como mínimo, 8 pt (tomando como referência o tipo de letra Arial). Nos tipos com serif, utilize, como mínimo, um tamanho de 10 pt para letras redondas e negritas (tomando como referência Times New Roman).
    Não utilize fontes light com um tamanho inferior a 12 pt. Se deseja utilizar um tipo de letra claro sobre um fundo escuro, utilize como mínimo uma letra com 14 pt. 
  • Espessura ou largura da linha: não se recomenda utilizar uma espessura de linha (de traço) inferior a 1 pt. 
  • Crie o seu documento sem marcas de registo ou marcas de corte.
  • No número de páginas indicado para os álbuns digitais, nunca se têm em conta as capas (frontal e traseira).
  • Os dados da sangria e páginas duplas correspondem sempre com o valor de uma página individual; por isso deve considerar que uma página dupla consta de 2 páginas (p. ex. valor x 2 para direita e esquerda). 
  • Nos álbuns digitais, necessita desenhar a capa frontal e traseira da capa.
  • As faces interiores da capa (nos álbuns digitais) são imprimíveis. Se as desejar em branco deverá deixar em branco a primeira metade da primeira página dupla e a última metade da última página dupla (o álbum começa directamente na primeira página dupla).
  • Os ficheiros PDF devem ser sempre optimizados depois da exportação com Adobe Acrobat Pro (veja as instruções mais abaixo).
  • O upload de ficheiros não está limitado a um máximo de upload. Em caso de dúvidas por favor entre em contacto com o serviço de atenção ao cliente: suporte(at)saal-digital.pt
  • Antes de realizar o pedido, deve rever cada uma das páginas. Entre em contacto com a atenção ao cliente se detectar alguma possível anomalia. Na visualização 100 %, poderá rever os seus ficheiros correctamente. Não poderá reclamar por erros no produto final que possam ser visualizados na vista prévia.  

Conselhos para profissionais:

Exportar para PDF (recomendado se utilizar o InDesign ou QuarkXPress): recomendamos sempre que escolha a opção "impressão de alta qualidade" ou Saal Digital como valor de Adobe PDF na hora de exportar o seu PDF. Em "Saída", mude o espaço de cor de destino pelo espaço de trabalho de cor RGB: RGB IEC61966-2.1 um (veja a captura de ecrã abaixo). Se utilizar a opção "páginas opostas" (para álbuns digitais) com um programa de desenho como QuarkXPress ou InDesign, assegure-se de activar a opção "página espelhada" (em QuarkXpress, área de trabalho) na hora de exportar a PDF. É importante que no PDF cada página dupla (ou páginas opostas) se corresponda com uma página. Não é necessário que agrupe os PDF (dupla página para a capa e páginas interiores), pode carregar também 2 ficheiros PDF.

Por favor certifique que a opção "Usar configurações de sangria do documento" está activada se trabalhar com os nossos layouts ou o complemento para InDesign (veja informação adicional mais abaixo).

Não é necessário agrupar os documentos PDF (página dupla da capa e páginas interiores), uma vez que pode também carregar dois ficheiros PDF.

Por favor optimize sempre o seu ficheiro PDF antes de fazer upload para reduzir o tamanho dos datos e converter as máscaras, transparências e metadatos pertinentes que possam dar problemas na hora de realizar a importação.

Exportvorgaben

Sangria (ao exportar para PDF): Por favor active a opção "Usar configurações de sangria do documento" dentro de "Marcas e sangria" no quadro de diálogo "Exportar Adobe PDF" se definiu previamente a sangria do documento.

Valores de Adobe PDF: Para evitar problemas na hora de exportar para ficheiro PDF para impressão, pomos à sua disposição de forma adicional o ficheiro Joboptions da Saal Digital que poderá descarregar de forma gratuita. Pode utilizá-lo em todas as versões do InDesign. Clique aqui para descarregar agora o ficheiro Joboptions e, de seguida, pode instalá-lo no seu equipamento.

Para carregar o ficheiro Joboptions em InDesign, clique em Arquivo e seleccione em Predefinições do Adobe PDF a opção Definir. De seguida, clique em Carregar e seleccione o ficheiro Saal Digital.joboptions da pasta onde estiver armazenado.

Agora poderá escolher o valor Saal Digital em Predefinições de Adobe PDF para de seguida exportar o projecto para PDF.

Criação de ficheiros para impressão no caso das capas de pele sintética

Transferência através da loja virtual

Se desejar criar um álbum digital com capas em pele sintética através da loja virtual, deve ter em conta o seguinte:

  • O ficheiro das capas apenas pode conter texto sobre um fundo transparente. Não pode ser utilizada qualquer fotografia ou imagem clipart.
  • Crie esse ficheiro em Photoshop ou InDesign e exporte-o como ficheiro PNG, PDF ou TIFF, mas com fundo transparente.
  • Se carregar um ficheiro em PNG ou TIFF, certifique-se de que o ficheiro tem uma resolução de 600 dpi.

A ter em conta: Se carregar o ficheiro das capas na loja virtual e não pode visualizar a textura da pele sintética e apenas uma superficie em branco, quer dizer que o seu ficheiro não foi criado correctamente. Por favor reveja o documento clicando no botão "Vista 100 %".

Optimizar PDF

Abra o seu PDF em Adobe Acrobat Pro e escolha escolhaa Arquivo > Salvar como > PDF otimizado; de seguida marque os seguintes campos e realize os ajustes indicados abaixo:

Tornar compatível com: "Manter existente"

  • Imagens: aqui recomendamos um método bicúbico de imagens acima de 300 dpi a 300 dpi ou 301 dpi (JPEG, qualidade máxima).
  • Fontes: active "Não incorporar nenhuma fonte".
  • Transparências: deverá escolher "alta resolução".
  • Descartar objetos: active todas as opções à excepção de:
    - Converter linhas suaves em curvas
    - Detectar e combinar fragmentos de imagem 
  • Descartar dados de utilizador: active todas as opções neste painel.
  • Limpar: nas opções de compressão de objetos, escolha "compactar estrutura do documento". Active aqui todas as opções à excepção de: 
    - Em id. lógicas que utilizem compressão LZW, mudar para compressão Flate
    - Descartar destinos com nome aos que não se faz referência
    - Optimizar o PDF para vista rápida na Web

Informação específica para Photoshop
Se trabalha num programa de desenho gráfico como Photoshop, recomendamos que guarde as páginas duplas (páginas opostas) em jpg (qualidade 10). Assim, tem a opção de carregar um ficheiro ZIP ou tiff. Nomeie as suas imagens utilizando uma numeração (01..., 02..., ...). Com a ajuda desta numeração, pode preencher automaticamente o seu álbum digital.

Exportar um PDF com várias páginas de Photoshop
En CS3: Com Photoshop, tem a possibilidade de armazenar vários documentos num ficheiro PDF de várias páginas. Dirija-se a arquivo -> Automatizar -> Apresentação em PDF. Clique em "adicionar ficheiros abertos" para armazenar todos os ficheiros abertos num PDF. Além disso, deverá seleccionar "documento de várias páginas".
En CS4: Em CS4, esta função aparece integrada em Adobe Bridge. Na parte superior da área de pastas, seleccione os ficheiros desejados. Vá a Output Module (Ventana -> Espaço de trabalho -> Saída; aparece na parte direita). Seleccione "PDF" e no menú "Modelo", escolha a configuração "à medida". Agora deverá informar o tamanho exacto das páginas. No apartado "composição" ou "maquetação", seleccione zero para as margens (superior, inferior). Não mude nada em "sobreposições", "encabeçado", "pé de página" ou "reproduzir". Passe a opção marca de agua e guarde o documento. 

Informação específica para Scribus
A partir da versão 1.4.4, podem adicionar-se as fontes no PDF; em todas as versões anteriores, deverão converter-se obrigatoriamente as fontes em "traçado/curva" antes da exportação para PDF, uma vez que o Scribus não integra as fontes aquando da exportação do PDF.

A ter em conta: Embora seja possível montar página dupla a página dupla nos produtos fotográficos de várias páginas em Scribus, na hora de exportá-las em PDF aparecem as páginas duplas separadas como páginas individuais. Não obstante, é necessário carregar na loja virtual um ficheiro PDF (para álbuns digitais) com páginas duplas contínuas para que o projecto seja interpretado correctamente. Para maquetar o projecto em Scribus, recomendamos que crie uma página individual com formato de página dupla e que adicione as correspondentes guias e marcas.